O primeiro satélite 100% brasileiro, PION-BR, participou da missão Transporter 3.
O foguete Falcon 9, da empresa privada SpaceX, foi lançado do Cabo Canaveral (Estados Unidos) dia 13/01, levando em órbita o primeiro satélite 100% brasileiro desenvolvido pela startup PION Labs.
Certamente, é válido ressaltar que a PION se tornou a primeira startup no país a conseguir essa êxito.
“Este é um passo importante para o Brasil. É a primeira startup do país a colocar um satélite no espaço”, disse Paulo Barros, diretor de gestão de portfólio da Agência Espacial Brasileira (AEB), citado em nota da agência.
Space X: Novas tecnologias e a origem de uma inovação disruptiva
É a empresa aeroespacial estadunidense do bilionário Elon Musk. A Space Exploration Technologies Corp tem seu foco voltado para sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações. Sem dúvidas, pára ela a inovação é combinada no plural, encontra-se tanto nas novas tecnologias como nas ideias e no mundo empresarial.
As novas tecnologias são uma ótima ferramenta para o setor espacial. Em termos de habilidades, ela conseguiu atrair engenheiros e técnicos competentes – inclusive da NASA De fato, a Space X se tornou um player importante no New Space em pouco tempo e se distinguiu por sua abordagem inovadora tanto produtiva, quanto ideologicamente.
PION Labs no centro do pioneirismo nacional
A iniciativa nasceu no final de 2019 por um grupo de quatro jovens cientistas brasileitos da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
A startup possui o propósito de tornar o espaço acessível para todos, e acima de tudo, desenvolver o futuro da tecnologia espacial no Brasil.
Além disso, ao que se refere aos serviços educacionais sobre a tecnologia espacial, a PION também contribuiu com a formação de milhares de estudantes com os serviços voltados para educação e ideias como o PocketQube Educacional, uma forma de aproximar tecnologias espaciais e salas de aulas.
O lançamento foi uma conquista para quem sonha com o mercado aeroespacial. Nosso CEO, Gabriel Monteiro, não poupou elogios para a Startup:
“A PION é um exemplo para todos nós, brasileiros. Este feito histórico é inspirador e deixa claro que, é possível fomentar a tecnologia aeroespacial no Brasil, desenvolvendo projetos em solo 100% nacional. Parabéns PION, vocês são sensacionais.“
Que viagem! Veja como foi o lançamento do PION-BR1
Assim como tudo na vida, o lançamento do primeiro satélite brasileiro foi fruto de muito estudo, pesquisas, erros e acertos. E nem precisamos falar de quantidade de noites em claro que os quatro jovens envolvidos no projeto passaram, não é?
O nanosatélite pocketcube, mede 125 cm³ e pesa 200 gramas. Apelidado de “PIONzinho” por seus criadores, o satélite vai permitir a ampliação de conhecimentos para desenvolver novas alternativas tecnológicas em um futuro muito perto. Tais tecnologias podem abranger variados setores da indústria, como será o caso das soluções inovadoras para o agronegócio.
A chegada do mini satélite a órbita foi confirmada nas redes sociais da própria startup: Hello world”, foi a mensagem. A operação levou aproximadamente três minutos e o voo, identificado de táxi cósmico, aconteceu ao 12h25, no horário de Brasília.
Se você perdeu ou gostaria de rever esse marco nacional, pode acessar o site oficial.