Afim de aproximar o público da tecnologia, o Rio Innovation Week certamente trouxe à cidade os mais recentes avanços da Tecnologia.
Focado em encorajar investimentos para startups, o Rio Innovation Week chamou a atenção de empresas, bem como instituições, para conhecer um mundo de novas tecnologias. Além disso, também reuniu mentes brilhantes que incentivam a transformação digital.
Com uma estrutura de 40mil m², foram quatro dias de experiências incríveis, com o propósito de impulsionar soluções inovadoras para diversos segmentos de mercado, divididos em :
- 15 palcos
- 500 palestrantes
- + 1.000 Startups
- 190 expositores
Como resultado, o evento também serviu de alerta para a cidade do Rio de Janeiro, inserindo a capital na rota da ciência e tecnologia.
Em virtude da pandemia, os setores público e privado viram no digital, uma nova chance de negócios. De fato, está sendo necessário muita criatividade para enfrentar esses novos tempos! No entanto, o evento conseguiu mostrar que tecnologia e inovação podem ser mais simples e mais acessíveis do que pensamos.
Tecnologia para sentir
Bem, vamos começar esse parágrafo lembrando que inovação não está necessariamente ligada apenas à tecnologia de ponta ou grandes descobertas. Na visão de Fábio Queiróz, “inovar também é melhorar processos, aprimorar padrões, é aperfeiçoar o produto que você já tem e romper com o sistema atual, criando outro mais eficaz e barato.”
A interatividade no RIW foi imensa. Quem participou pode tocar na tecnologia. Por exemplo, podemos citar os espaços de realidade virtual mais os robôs circulando pelo local e outras soluções para interatividade.
Quais temas gerais foram abordados?
- Crescimento e expansão sustentável;
- Networking,
- Cenários da pandemia em importantes áreas como marketing, saúde (Health Tech), turismo (Turistech Zone), varejo (Conecta), cultura (Pop & Tech), agronegócio, finanças e muito mais
Quais tendências ganharam mais destaque?
- Programa de Sandbox Regulatório do Rio de Janeiro (desenhado pelo Prefeito do Rio, Eduardo Paes e seu secretário Chicão Bulhões);
- Startups (focadas em uma nova economia colaborativa);
- Inovação no segmento jurídico.
A expectativa de um Polo carioca de tecnologia
Sem dúvida, o RIW é o maior evento de inovação dos últimos tempos aqui na América Latina e, por consequência, desempenha um papel crucial quando o assunto é consolidar o Rio como um hub de tecnologia e inovação. De acordo com pesquisas feitas sobre o evento, existe a estimativa da geração de R$300 milhões em novos negócios.
“O Rio Innovation Week representa uma iniciativa inestimável. Estamos totalmente engajados para fazer do Rio de Janeiro um futuro polo de tecnologia e inovação da América Latina. E assim estimular mais negócios, emprego e renda em território fluminense”, disse Queiróz
Ou seja, esse olhar desperta a motivação para que startups locais continuem a acreditar no progresso. Portanto, nossa cidade definitivamente não deve ficar de fora.
A Téxvn Group também marcou presença!
Nosso CEO, Gabiel Monteiro participou do RIW representando o grupo e esteve com grandes nomes, como por exemplo, a CEO da ATOM S/A, @capaiffer.
No cargo de diretor mais novo da Assespro-RJ, também esteve com a Presidente da Associação, Maria Luiza Reis, apoiando a palestra dos projetos Cities Of Tomorrow e Rio+Inovador.
Certamente, podemos dizer que foi uma experiência única e fantástica para todos os amantes da tecnologia avançada.
Site oficial do evento: https://rioinnovationweek.com.br/